terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Enfim Búzios... Suas Lendas e Pousadas

Nem o paraíso é perfeito. Chegamos a Búzios por volta das 3 da manhã em direção a pousada Surf Geribá. Tínhamos reservado um quarto quádruplo durante as duas noites, e adiantado metade do valor por meio de transferência bancária - Búzios essa época ferve de gente e as pousadas lotam rapidamente durante os meses de Janeiro e Fevereiro - chegamos ao lugar e fomos logo entrando pela porta que se encontrava escancaradamente aberta. Era uma arquitetura estranha, barracos coloridos erguidos de forma desorientada, mas parecendo pau-a-piques do século XVII. Isso em pleno sudeste brasileiro! Cheia de pranchas de surf espalhadas pelo chão, fomos recebidos primeiramente por dois cachorros barulhentos, só fomos atendidos ao bater no vidro do quarto a nossa frente e berrar como loucos. Não se esqueçam, eram 3h30 da manhã!

Descobrimos que ali dormia o querido proprietário do local. Fomos atendidos por um sujeito com um sotaque bastante puxado, com certeza era nosso hermano, roupa amassada e cara de sono, uma réplica viva do Einstein. Sinceramente? Antes eu não entendia muito bem a rivalidade Brasil X Argentina. Seria somente por causa das partidas de futebol? Mas não, agora entendo, e eu sou mais do time que odeia os HERMANOS! Búzios! Ô terra pra ter argentino!

Apresentamo-nos e para nossa surpresa nosso Hermano disse que nossa reserva já estava sendo ocupada “No ecsiste vágás! A Mocça nó llegó ciedo!”, além disso, alegou que as pessoas que estavam ocupando, até então nosso quarto, não puderam sair, pois tinham passado mal na noite anterior...péssima desculpa. Não, não, não!!! Isso que dá negociar com um Einstein Argentino! Não queríamos nos estressar logo no nosso primeiro dia de viagem. El Hermano nos propôs então outra pousada, na qual ele afirmou já ter reservado para a gente. Desconfiamos, pois o tio do Maradona ficou com cara de surpreso ao ver a gente. E lá vamos nós em direção a outra pousada que nem lembro o nome. A aventura estava apenas começando...

Pra começo de conversa a rua da nova pousada era quase impenetrável. Buracos e mais buracos cheios de barro se estendiam por toda a extensão do quarteirão. Parecia que eu tava no HotZone jogando um joguinho de Rally no deserto. Com muito cuidado para não empenar uma roda ou quebrar uma suspensão encostamos nossos carros na porta da pousada. O lugar era isolado, sombrio, sem qualquer presença humana ou animal, muito menos proximidade com a praia; Tocamos a campainha e outro homem, dessa vez, brasileiro, aparentando uns 50 anos, nos atendeu. Explicamos a situação e, novamente, para nossa surpresa, adivinhem??? “NINGUÉM LIGOU PRA CÁ! NÃO ESTOU SABENDO DE NADA!”. Fomos informados que não havia qualquer reserva extra em nosso nome, e a pousada também já se encontrava lotada. O mané era ainda um grande de um mal educado! Desconhecia a situação por completo, se cansou de falar com a gente e fechou o portão daquela roça de pousada na nosso cara, mas qual era o problema de tocar a campainha às 3h30 da manhá? Só volto lá se for pra quebrar alguma placa ou jogar uns ovos podres por cima do muro, claro! Filho da puta, não agüenta 5 minutos de porrada com a gente.... Ahhhhhhhhhhhhhhh... essa altura nossa raiva já estava em estágio avançado..... Retornamos a pousada de origem “Surf Geribá” pra ver qual era do ACM (Adeptos Cheiradores Alá Maradona). Novamente o argentino atendeu. Pero que Si, pero que no, já fomos logo pedindo o dinheiro de volta e reclamando com indignação da situação. Apesar de ser argentino, não tinha nada de bobo e rapidamente nos devolveu o dinheiro referente ao adiantamento das diárias, e fez vários pedidos de desculpas. Era o mínimo que o babacón podia fazer.

Obs: Por que deixam esses argentinos serem donos da maioria das pousadas de Búzios? Ahhhhhh, manda eles abrirem uma casa de tango em Buenos Aires porra!!! Se bem que, antes que resolvam vir pro Rio , é melhor ficarem em Búzios mesmo. Se viessem seria o caos...Traficantes com a maconha e os argentinos com o pó!

Como não queríamos mais confusão, pegamos nosso suado dinheirinho e perguntamos sobre alguma outra posada que houvesse vagas. Assumo que perguntar pro argentino não era a melhor das opções, mas, fomos recomendados pelo idiotán agora a ir para a “Pousada do Ipê”, localizada ali perto também, em uma rua de nome sugestiva chamada “Rua da Lingüiça” (rs). Fazer o que, a essa altura já eram quatro da manha de uma madrugada de Sexta pra Sábado e a Rua das Pedras, a mais badalada de Búzios, estava bombando. Mal sabíamos que o pior nos esperava...

Posada do Ipê a vistaaaaaaaa!!! Ambiente esquisito... Se vocês tiverem a curiosidade de conhecer um dia, preparem-se para conhecer uma das figuras mais esdrúxulas do Balneário mais chique do Rio de Janeiro: O DONO DA “POUSADA DO IPÊ”... Um Senhor digno das histórias de piratas que seu tátátátátátátátáravô contava. Era o Beato Salú (joguem no Google Images) da novela Roque Santeiro em pessoa!!! Beato Salú andava sem camisa, com seus cabelos brancos mal lavados, um olho praticamente fazia substituição com o outro, eram praticamente inseparáveis, pareciam até que iam escorregar pelo buraco do nariz, fala estranha e apenas um dente na boca. Imagina a situação, você tem um dente, já não consegue comer com aquela merda, e essa porra ainda dói! PQP! O cara tinha o cheiro da baía da Guanabara em dia de chuva, o cara não devia tomar banho a uns 7 anos, desde o atentado 11 de Setembro, Beato Salú ainda vai dar muito trabalho pra gente nessa viagem....

Inicialmente, negociamos um valor de 200 reais para duas diárias, com saída Domingo à tarde. A pousada estava ainda em construção, ou destruição, a piscina tinha uma água não muito limpa, tava mais pra piscina dos hipopótamos no Zoo, mas, francamente, até aí tudo bem... o problema era o quarto. (Aumente a música de terror!) Os colchões cheiravam a mofo, um dos comerciais feitos pelo Beato Salú foi que o quarto tinha TV e Frigobar... uauuuuuuuuuuuuuuuuu... TV SEMP MAX COLOR 1990 com direito a rachadura e o frigobar tava mais pra criado mudo, pq gelar alguma coisa, sem condição, e o banheiro... ah o banheiro... Cortinas velhas com estampas coloridas, pareciam a calçola da vovó, água com gosto de minério e sujeira pra todo lado. Era necessário um chinelo pra entrar dentro do banheiro! No chamado “Box”, tinha mais reboco de cimento do que azulejo, o chuveiro Lorenzetti 1970 ainda funcionava sem água quente, e ainda dava choque se fosse ligar! Aff! A água era tão suja que eu não sei se estávamos nos limpando ou nos sujando mais. O vaso já vinha com o ki-coco e o espelho era mais ferrugem que aço e não se esqueçam do indispensável sabonete com pentelho. Mas, inevitavelmente, essa noite teríamos que dormir lá. A Rua das pedras nos aguardava...

Obs.: No próximo post falaremos sobre as diversões, este está reservado para hospedagens em geral, quebra pau e reclamações, OK beibie?

Pra quem quer se divertir qualquer lugar serve... É só ter um banheiro e um lugar para dormir! Tá certo que no auge dos meus 15 anos eu pensava assim, mas descobri que mudamos bastante e uns tempos pra cá... No dia seguinte não agüentamos! Não tivemos coragem nem de degustar o café da manhã da Pousada “do pântano” Ipê. Resolvemos mudar de pousada, mas sem antes disso nos envolvermos em uma pequena confusão com nosso querido e inesquecível amigão Beato Salú. Um de nossos integrantes chateado por não ter dormido bem e estar acomodado naquela sujeira negava-se em pagar o valor combinado. Beato Salu não aceitava a negociação. Foi então que nosso querido integrante chamou a pousada de Beato Salú de chiqueiro, e ameaçou chamar a vigilância sanitária para intervir na mesma. Foi a gota d´agua para Beato Salú mudar sua aparente calma zen e se transformar em um espírito raivoso e magoado. Sua voz logo crescera e suas palavras ficaram mais arredias. Beato Salú não aguentou as criticas a sua humilde pousada. Afirmou nunca mais iria nos receber em sua nobre acomodação e disse que não podíamos chamar seu abrigo de chiqueiro... Como dizia Beato Salu: "Issssssú aqui num é chikero....Comué q ocêis vem aquí e chama aqui de chikero??!!!!! Isso é um bsurdo!!!! Imagina ôcês danú uma féstcha na casa doces, e os cunvidádu chama tudo de chikero! Olha a situação!"

Antes de tomarmos uma paulada de nosso ex-amigo pagamos os 100 reais combinados, relativo a uma diária, entramos no carro e seguimos sem direção a procura da pousada perfeita. E ela estava no nosso caminho...

Já com o sol brilhando e um tempo de dar inveja, uma luz, que não era do sol, surge em nossas mentes! Lembramos da pousada a qual já havíamos passado em frente, indicada por uma moradora da famosa Rua da Lingüiça, ao perceber nossa insatisfação com a pousada de Beato Salú. Era a “Guest House Luzes da Cidade”. Fomos lá, na cara e na coragem! Encontramos uma senhora simpática, ex-moradora de Niterói, e com muitas histórias pra contar. Explicamos a nossa longa historia com as pousadas que passamos.

Dona Enir fez questão de nos mostrar seu banheiro. Afinal de contas o banheiro foi critério decisivo para a saída da Pousada do Ipê. E não é que seu banheiro era show de bola! Branquinho, arrumadinho, sem fedozão, tudo nos conformes. O quarto ainda tinha uma cama separada num cômodo especial. Ela ainda nos fez propaganda de seu café da manhã, o melhor da região segundo ela, com a vantagem de ser servido no momento em que acordássemos. Nada de frescura de hotel com horário marcado. Dona Enir dizia que quem vai pra Búzios vai pra se divertir e não pra acordar cedo (perfeito dona Enir). Lugarzinho agradável, principalmente à noite com aquele céu estrelado.
Ahhhh... E o café da manhã da dona Enir era realmente tudo de bom!


Guest House Luzes de Geribá
Rua Rodrigues de Souza N 24 – Geribá – Armação de Búzios
Telefone (022)2623.1554 ou (022)8818.1552

Localização: 3 estrelas
Ambiente: 4 estrelas
Café da Manhã: 5 estrelas
Serviços oferecidos: Piscina, quartos duplos e triplos
Quartos: 3 estrelas:
Sensação de se estar no locar: 4 estrelas
Atendimento: 5 estrelas (Dona Enir é Show!!!)

Pousada Surf Geriba
Endereço: Rua Amendoeira, 03 - Bosque de Geribá - Búzios - RJ - Brasil
Telefone: (0xx22) 2623-3605

Localização: 2 estrelas
Ambiente: 2 estrelas
Café da Manhã: Não tivemos a oportunidade de apreciá-lo
Serviços oferecidos: idem
Quartos: Nem chegamos a conhecer:
Sensação de se estar no locar: péssima, fora o cachorro que faz festa quando vê você
Atendimento: 0 estrelas (nossa pior pontuação)

4 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo, a Guest House Luzes de Geribá e sua proprietária, dona Eni, são show!!! Prova de que os lugares simples, sem luxos, podem ser agradabilíssimos!

    ResponderExcluir
  2. Morri de rir com o seu o seu texto!!!
    Infelizmente eu conheço a pousada Surf Geribá... passei um feriado naquela "inesquecível" Pousada... não dá pra te descrever o que foi.. mas com certeza hoje em dia lembramos e rimos muito da nossa situação!

    É exatamente como você falou a chegada lá.. um tremendo susto com a pousada, com aquela porta de ferro que fica sempre aberta e claro com o PORTUGUÊS, VULGO.. O DONO!!!!
    hahahahahahahahaha
    parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vou para la esse final de semana e fiquei até com medo depois q li esse texto.
    Que Deus nos abençoe
    rsrs

    ResponderExcluir
  4. SOU VIZINHO DA POUSADA E SEI QUE EH UMA IMUNDICE TOTAL.ALIAS O DRENO DA PISCINA QDO ERA LIMPA ERA DESPEJADA NO POÇO FEDIDO,E SABE PQ A AGUA EH FEDIDA PQ O POÇO FICA A TRES METROS DA FOSSA DE MERDA E ESGOTO.JA FIZERAM VARIAS DENUNCIAS E NAO TOMAM,VERGONHA
    PARABENS AMIGO ISSO MESMO
    EI CONHEÇO D.ENIR E A POUSADA DELA 1 NOTA MIL E RECOMENDO SEMPRE.

    ResponderExcluir

eXTReMe Tracker